top of page

Avaliações

Tomamos centenas de decisões de menor complexidade todos os dias. Porém, algumas decisões, por serem mais complexas ou de grande impacto, necessitam de cautela e análise antes de se decidir entre as possíveis alternativas.

As avaliações são um grande auxílio para determinar, de maneira objetiva, fatores críticos para o sucesso de qualquer empresa. O líder poderá avaliar a sua equipe em suas diversas competências, incluindo as técnicas (hard skills) e as comportamentais (soft skills), obtendo uma visão abrangente do problema a ser solucionado.

Com a avaliação individual ou da equipe, conforme o caso, tomar decisões mais assertivas ficará muito mais  fácil, possibilitando direcionar o colaborador ao reconhecimento por mérito, obter uma promoção, receber treinamentos para seu desenvolvimento ou, em última análise, ser demitido.

Habilidades Gerenciais

Esta ferramenta tem por objetivo avaliar habilidades, competências e desempenho de gestores. A aplicação se divide em três etapas: na primeira etapa (autoavaliação), o gestor se pontua de acordo com a percepção que tem de si em fatores como planejar e organizar, comunicar visão, agir com justiça e solucionar problemas. Na segunda etapa, a equipe do gestor, de forma anônima, atribuirá notas a ele com relação à liderança, implementação, desenvolvimento e gerência da mudança. Ao final, na terceira etapa, o gráfico das habilidades gerenciais irá unir a autoavaliação do gestor com o feedback da equipe. Dessa forma, é possível visualizar de maneira objetiva como suas ações estão sendo percebidas pela equipe.

Inteligência Emocional

Uma ferramenta voltada para medir os níveis de Inteligência Emocional. São analisadas competências emocionais de nível pessoal e social. Na primeira parte, você irá pontuar a si em fatores como autoconfiança, consciência organizacional e gerenciamento de conflitos. Na segunda parte, toda a equipe poderá avaliar o gestor em autoconsciência, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos. Ao final, o preenchimento do gráfico irá demonstrar o comparativo da sua percepção de si e da percepção da equipe sobre você.

Desempenho em Vendas

Voltada para a equipe de vendas, esta ferramenta possibilita que os vendedores avaliem a si e obtenham feedback dos outros componentes da equipe. No fim, o vendedor saberá se as atividades que realiza precisam de desenvolvimento ou se estão adequadas, como fechar vendas, escutar com atenção e causar impressão positiva. A primeira parte indica 20 segmentos nos quais o vendedor irá se autoavaliar em assuntos relacionados à postura e ao desempenho no trabalho. Na segunda etapa, o vendedor será avaliado nos mesmos parâmetros por outros colaboradores. Ao final do processo, o Gráfico de Desenvolvimento de Vendas será gerado comparando ambas as avaliações, e irá indicar exatamente o que precisa ser melhorado.

Eficácia no Trabalho

Ferramenta ideal para aplicar junto a todo o corpo de colaboradores como forma de descobrir quais as forças e as fraquezas de cada um. O funcionário irá se avaliar em quesitos como ficar à vontade para expressar opiniões, receptividade de mudanças e contribuição com ideias. Um grupo de funcionários irá responder a segunda parte da avaliação sobre o colaborador em questão. O grupo irá conceder notas ao desempenho do avaliado acerca de fatores como comunicar informações, fazer mais com menos e buscar inovação. No fim, o Gráfico de Eficácia no Trabalho irá mostrar quais aspectos o funcionário precisa melhorar e quais estão satisfatórios em relação a produtividade, trabalho em equipe, receptividade ao futuro e trabalho sob pressão.

Matriz de Decisão

Nesta ferramenta, o gestor irá avaliar a sua equipe em termos técnicos e emocionais. A partir da avaliação, o gestor pode ter uma atitude mais assertiva com sua equipe, decidindo se o profissional deve ser reconhecido, promovido, receber treinamento emocional e técnico, ou até ser demitido. Entre os fatores técnicos, o gestor irá pontuar cada funcionário acerca de suas habilidades e conhecimento em quesitos como atingir objetivos, priorizar atividades e evoluir com feedback. Nos fatores emocionais estão sendo avaliados pontos como autoconfiança, iniciativa, credibilidade e gerenciamento de conflitos. Ao final, o gráfico da Matriz de Decisão será formado, indicando a situação de cada membro da equipe e a ação de gerência mais adequada a cada situação.

Atendimento Personalizado

Agradecemos a mensagem. Em breve, entraremos em contato!

Rua Ciências, 580 - Sala 08, Parque Lima, Franca, São Paulo, CEP 14.403 -122

nayaraoliveira.liderese@gmail.com | Tel: (16) 99925-2555

Lidere-se Consultoria e Desenvolvimento Comportamental 2020. Todos os direitos reservados.

bottom of page